top of page

Artigo

Fotografia de rua, tudo que você precisa saber

1. Qual é a melhor lente?

Eu sempre prefiro usar uma lente fixa (Prime). O objetivo da fotografia de rua é retratar a interação entre nós, seres humanos, e o meio físico. Como na fotojornalismo, a intenção é resgatar o sentimento de um acontecimento, um local ou uma comunidade. Cenas inusitadas ou engraçadas também valem, as oportunidades são infinitas e para isso temos que estar sempre prontos. Eu prefiro lentes fixas porque elas focam mais rápidas, e por não terem “zoom” eu não perco muito tempo ajustando a composição. O tamanho da lente também ajuda, por exemplo, uma 50mm é bem menos chamativa que uma 24-105mm. Quanto mais discreto melhor.

2. Em qual modo eu fotografo?

A não ser que você seja super rápido no modo Manual, prefira fotografar nos modo A (Nikon) ou Av (Canon), quanto menos ajustes melhor. Você estará fotografando ao ar livre onde a luz muda a cada passo, ter que ajustar a câmera entre cada disparo não ajuda. Eu uso o modo Av quase o tempo todo, se preciso deixar a cena mais escura ou clara eu mudo a “compensação de exposição”, o botão normalmente é aquele quadradinho com um +/-

3. Aproximação

Seja confiante e respeitoso você não está fazendo nada de errado, mas se alguém der a entender que não quer ser fotografado, não fotografe! Tudo bem que você está em local público, e pode fotografar o que quiser, mas o mais importante é ser cordial e respeitoso (só lembrando que você não deve Nunca usar essas fotos comercialmente tem uma autorização oficial da pessoa). Outra coisa a evitar é fotografar pessoas em situações vulneráveis ou constrangedoras, tente colocar-se no lugar dessas pessoas, você gostaria de ser fotografado assim?

4. Por onde começar?

Comece em uma multidão, em multidões você fica invisível! Em shows, feiras ou manifestações são muito mais difíceis as pessoas te notarem, dessa forma você vai ficando mais confortável e vai se acostumando a fotografar estranhos. Artistas de rua também é uma ótima opção para quem está começando, eles já estão acostamos a serem fotografados. Só não se esqueça que eles estão trabalhando, então seja generoso e deixe uma moedinha.

5. Retratos na rua.

Se você vê alguém interessante, não hesite me pedir permissão para tirar uma foto. Converse com a pessoa, mostre a foto, agradeça e tente explicar o motivo dela ter chamado a sua atenção. Também elogie, todo mundo adora um elogio!

6. Fotografando crianças

Basicamente, em um local público, você tem todo o direito de fotografar quem quiser. Mesmo assim, é uma boa ideia ter o consentimento dos pais primeiro. Um jeito de fazer isso (que funciona 90% das vezes) é mostrar a câmera para um dos pais e sorrindo, fazer um sinal deixando a entender que você quer fotografar a criança, se eles derem  a confirmação, fotografe e agradeça.

7. É a sua visão.

Não deixe ninguém te dizer o que é ou não é fotografia de rua, que câmera ou técnicas usar. Todo fotografo de rua tem seu estilo e suas ideias, nada está errado. O importante é transmitir claramente a mensagem que você quer passar, contar a história passando as emoções da cena ao espectador. É como se a sua câmera fosse uma extensão dos seus olhos, ela permite que você compartilhe como os outros a sua visão do mundo. Confie nos seus instintos e divirta-se!

bottom of page